Flagrante descumprimento de algumas das normas que regem o Acampamento Farroupilha foi observado no final da tarde desta quarta-feira (30/09) no Parque da Harmonia. Os vereadores Bernardino Vendruscolo (PMDB), Aldacir Oliboni (PT) e Adeli Sell (PT) percorreram o local para vistoriar item da lei que determina ser feito o desmonte até às 17 hortas do dia 30 de setembro. A lei também diz que os usuários do Parque no período do acampamento devem deixar o local limpo após a retirada dos galpões e piquetes.
Contudo, durante caminhada no parque, os vereadores observaram diversos monturos com sobras de caliça e madeiras utilizadas nas estruturas montadas para receber os tradicionalistas. Também foram vistos restos de fogueiras usadas para queimar sobras do acampamento e continuavam em pé seis churrasqueiras de alvenaria deixadas para trás. Em alguns locais, operários ainda desmontavam algumas estruturas.
Conforme Adeli, o desrespeito será levado à tribuna da Câmara Municipal para conhhecimento de todos os vereadores, em uma próxima sessão ordinária, além de ser encaminhado aos órgãos responsáveis cobrança pelo cumprimento das normas que estabelecem as regras para a montagem e desmontagem do acampamento. Já Bernardino se mostrou contrariado com o estado de conservação do Parque da Harmonia, e Oliboni deverá levar a situação ao conhecimento da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam).
(Por Helio Panzenhagen, Ascom Câmara Municipal de Porto Alegre, 30/09/2009)