A Polícia Civil da Bahia investiga a morte de três índios da aldeia pataxó de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália (706 km de Salvador), em menos de uma semana. A investigação ainda não identificou suspeitos dos crimes. Segundo a polícia, os índios Laércio Viana dos Santos e Silvio Santos Pereira (idades não divulgadas) foram sequestrados neste domingo (27/09) por dois homens encapuzados, dentro da aldeia. Os corpos foram achados horas depois, com marcas de tiros, num matagal no município vizinho de Porto Seguro.
O terceiro índio, de 15 anos, também foi morto a tiros. Ele estava desaparecido desde o dia 21, segundo registro na delegacia. O corpo dele estava no Instituto Médico Legal de Porto Seguro havia uma semana, mas só foi identificado por familiares anteontem. Os três índios foram enterrados ontem.
A polícia investiga a ligação das três vítimas com o tráfico de drogas na região. A hipótese foi levantada com base em informações passadas pelo chefe da aldeia de Coroa Vermelha. "O cacique Aruã disse por telefone que os três índios mortos tinham envolvimento com tráfico de drogas, mas não deu mais detalhes", afirmou Evy Paternostro, coordenador regional da Polícia Civil. O chefe indígena deve prestar depoimento ainda nesta semana.
Segundo Renato Fernando, delegado responsável pelo caso, não há histórico de morte de índios na região relacionadas ao tráfico de drogas. Ele caracterizou os assassinatos como "casos isolados".
(Por Matheus Magenta, Folha de S. Paulo, 29/09/2009)