Um terremoto com magnitude de 8 graus da escala Richter atingiu a Samoa Americana nesta terça-feira (29/09). O tremor ocorreu às 6h48 locais (14h48 de Brasília), segundo o Centro de Estudos Geológicos dos EUA. O epicentro localizou-se no mar, a 208 quilômetros de Ápia, capital de Samoa.
De acordo com agências internacionais pelo menos 40 pessoas morreram e centenas de casas ficaram destruídas ou danificadas em Samoa, em Samoa Americana e em outras ilhas do Pacífico, em decorrência do fenômeno, e que provocou a formação de um tsunami.
O terremoto causou ondas de até três metros em diferentes zonas da região, onde, por enquanto, a ilha mais afetada é a de Upolu, em Samoa Ocidental, segundo fontes policiais locais citadas pela Rádio Nova Zelândia. O Instituto Geológico dos EUA tinha emitido um alerta de tsunami para o Pacífico, dirigido, em particular, a Nova Zelândia, ilhas Fiji, Polinésia francesa e Tonga.
Depois, foram emitidos alertas de tsunami para as Ilhas Marshall, Ilhas Salomão, Vanuatu e Nauru. Também há avisos para Nova Caledônia, Papua Nova Guiné, Austrália e outras ilhas do Pacífico.
O fenômeno desta terça-feira foi registrado a 50 km de profundidade. Os terremotos pouco profundos, como este, tendem a causar mais danos que outros com epicentro a muitos quilômetros sob a terra.
(JC/RS, 30/09/2009)