O delegado Laurence Teixeira, responsável pela investigação da morte do sem-terra EltoBrum da Silva, 44 anos, indiciou o soldado da Brigada Militar Alexandre Curto dos Santos como autor. É acusado de homicídio qualificado, supostamente por usar recurso que teria dificultado a defesa da vítima.
Brum da Silva foi morto com um tiro, durante uma operação da BM para cumprir ordem de despejo do MST da fazenda Southall, em São Gabriel. A ação, inclusive, gerou a queda do então subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Lauro Binsfeld. O PM está em Porto Alegre em tratamento psicológico, segundo a Associação de Cabos e Soldados.
Santos é vinculado ao 6 Regimento de Polícia Montada, com sede em Bagé. O confronto ocorreu ao amanhecer de 21 de agosto, num acampamento que os sem-terra haviam montado dentro de uma área da Southall, que querem ver desapropriada para reforma agrária.
A operação teve inicio às 6h, quando chegaram 300 PMs, com cães e cavalos. No local, eles depararam com uma barricada de lanças, pneus e miguelitos na estrada de acesso. Durante o confronto, a BM usou bombas de efeito moral. Logo depois, foi constatado que Brum da Silva tinha levado um tiro nas costas. Levado para o Hospital de Caridade do município, não resistiu.
(Correio do Povo, 29/09/2009)