Embora a bicicleta seja uma boa opção ao carro e a moto, deve-se ficar atento às regras de trânsito, já que é comum o uso das calçadas para circulação. O presidente da Associação Ciclística Zona Sul (ACZS), Paulo Alves, esclarece que, em função da falta de ciclovias e ciclofaixas na via, o correto seria descer da bicicleta e empurrá-la.
O dirigente orienta para que os ciclistas pedalem devagar e estejam atentos ao pedestre. 'Por lei não podem andar na calçada, mas a legislação também obriga que carros circulem a 1,5 metro da bicicleta', ressaltou. Os ciclistas devem usar capacete e roupas coloridas para facilitar a visualização. Alves destacou ainda que os melhores horários para pedalar são entre 9h e 11h e entre 14h e 17h.
O secretário municipal da Mobilidade Urbana, Luiz Afonso Senna, explicou que, pelo Código de Trânsito Brasileiro, a bicicleta é um veículo. Nesse sentido, o ciclista deve observar as regras de trânsito. 'É preciso haver a percepção de que o maior deve cuidar do menor', frisou o secretário, admitindo, no entanto, dificuldades para fiscalização.
Dicas para ciclistas
- Não ande na contramão;
- Respeite os sinais de trânsito;
- Pare no sinal vermelho;
- Tenha cuidado em cruzamentos;
- Não ande em ziguezague;
- Mantenha uma trajetória previsível;
- Sinalize com o braço a mudança de direção;
- Ultrapasse sempre com segurança;
- Cuide as portas de carros estacionados;
- Respeite o pedestre;
- Evite sair no horário de pico;
- Trafegue próximo ao meio-fio;
- Em situação de risco, entre em contato com a EPTC e a Brigada Militar.
(Correio do Povo, 29/09/2009)