A energia dos ventos (eólica) é uma abundante fonte de energia renovável, limpa e disponível em todos os lugares. A utilização desta fonte energética para a geração de eletricidade vem crescendo em todo o mundo e apresenta grandes benefícios ambientais e tecnológicos. O Rio Grande do Sul já possui o parque eólico de Osório e capacita-se para ter mais de 30 projetos habilitados para concorrer ao leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no final de novembro, que definirá o potencial gerador de cada empreendimento.
A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) iniciou a concessão das licenças destes empreendimentos, pretendendo concluir a análise de todos os processos até o final de outubro para que eles participem do leilão. Assim, a governadora Yeda Crusius e o secretário do Meio Ambiente, Berfran Rosado, entregaram nesta segunda-feira (28/09), às 11h, no salão nobre da Prefeitura de Santana do Livramento, a Licença de Instalação (LI) emitida pela Fepam ao Grupo Fortuny Energia do Brasil, relativa ao Parque Eólico de Santana do Livramento. Com a LI, a empresa habilita-se a participar do leilão.
Se sair vencedora, responsabilizando-se por determinada fração de geração, e por já possuir a LI, a empresa pode iniciar as obras, obedecendo às condicionantes e restrições ambientais previstas no licenciamento. Pelo projeto, que está previsto para ser instalado na localidade de Cerros Verdes, o parque eólico terá potência de 149,60 MW.
Conforme a LI, o empreendedor terá a aprovação do layout final do parque eólico, após o monitoramento da fauna. Os aerogeradores deverão manter um distanciamento mínimo de 400m das áreas com residências e locais com permanência humana prolongada.
O grupo Fortuny Energia do Brasil tem ainda em análise na Fepam processos para licenciamento (Licença Prévia - LP) para os Parques Eólicos no Cassino, em Quaraí e em Geribatu, com respostas às solicitações de licenças previstas para serem emitidas até o final de outubro.
(Ascom SEMA, 28/09/2009)