O prefeito José Fogaça convocou nesta segunda-feira (28/09) reunião extraordinária do comitê gestor da prefeitura para receber informações e examinar o cenário das cheias dos últimos dias na Capital. Com base nos dados da rede de monitoramento do Sistema Metroclima, que abastece a prefeitura, um esquema emergencial de atendimento está preparado para ser acionado em caso de uma grande cheia do Guaíba ao longo da semana devido às chuvas dos últimos dias.
Equipes de órgãos como Defesa Civil, Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), departamentos municipais de Esgotos Pluviais (DEP) e de Limpeza Urbana (DMLU), estão mobilizadas e em alerta permanente para atender e fornecer orientação à população de áreas atingidas.
A cheia ocorre em razão do volume de água nos rios que formam o estuário Guaíba, principalmente o Caí, Sinos, Gravataí e o Taquari. “O volume dos rios poderá chegar a Porto Alegre ao longo da semana”, alerta o diretor de comunicação do Sistema Metroclima, Alexandre Aguiar. Hoje, por exemplo, a Ilha da Pintada, uma das ilhas do Delta do Jacuí, registrou no início da tarde nível de dois metros.
Conforme o Sistema Metroclima, não deverá chover na Capital nos próximos dois dias. A partir desta quinta-feira, há possibilidade de chuva menos intensa, bem como no domingo, 4, e na segunda-feira, 5, quando poderá chover de 20 a 40 milímetros em Porto Alegre. A chuva acumulada durante o fim de semana na Capital registrou um volume de mais de cem milímetros em algumas regiões da cidade, atingindo principalmente as regiões Sul e Leste. A média histórica mensal de setembro é de 139,5 milímetros.
(Prefeitura de Porto Alegre, 28/09/2009)