A Apple anunciou que é responsável pela emissão de 10,2 milhões de toneladas de gases estufa no seu último ano fiscal --outubro de 2007 a setembro de 2008. A informação foi divulgada em hotsite ambiental da empresa que entrou no ar nesta sexta-feira (25/09). Desse total de poluentes, a empresa informou que 53% referem-se à emissão dos gases do efeito estufa após a venda dos produtos da empresa, ou seja, de seu uso.
Para essa conta, foi considerada a estimativa do consumo de energia de quatro anos para computadores; e três anos para iPods ou iPhones vendidos no último ano fiscal. Outros 38% viriam da fabricação dos produtos, 5% do seu transporte, 3% das instalações e escritórios, e 1% com a reciclagem dos produtos.
A Apple afirmou ser a primeira empresa do setor que considera o impacto ambiental de cada um de seus produtos, calculando todo seu ciclo e publicando as emissões do gás estufa. "Este relatório ajuda a educar nossos clientes sobre como os produtos da Apple afetam a pegada ambiental de cada um deles", diz a empresa. "E também permite que os clientes acompanhem o progresso da Apple na redução das emissões com cada novo produto."
(Folha Online, 25/09/2009)