Meses de setembro e outubro chuvosos no Estado não são novidade. De acordo com o meteorologista Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia, é normal as chuvas aumentarem nessa época do ano, principalmente na região Oeste.
O meteorologista explicou que, nesses meses, as frentes frias dão lugar à instabilidade, devido ao ar quente e úmido que vem da Argentina e do Paraguai e entra no Estado pela Região Oeste.
No entanto, ele observou que o fenômeno climático El Niño, que está atuando em Santa Catarina, contribui para que as chuvas fiquem acima da média.
– No sul do país, o fenômeno aumenta os volumes de precipitação, principalmente no final da primavera e começo do verão. Isso significa que outubro, novembro e dezembro também serão chuvosos.
O meteorologista ressaltou que, apesar de haver o alerta para a quantidade de chuvas acima do normal, não dá para comparar com o que ocorreu em novembro do ano passado.
– Lá, tivemos um evento extremo, uma anormalidade. Em um final de semana choveu o que era para chover em seis meses – disse Puchalski.
(Diário Catarinense, 28/09/2009)