A ocorrência de vendaval e chuva de granizo entre a noite de sábado (26) e a madrugada deste domingo (27) causou estragos em pelo menos dez municípios da Grande Florianópolis, segundo balanço do Departamento de Defesa Civil de Santa Catarina. O levantamento foi fechado às 11h deste domingo. De acordo com as defesas civis municipais, ainda não há balanço do número total de casas destelhadas ou atingidas.
Segundo o prefeito da cidade de Antônio Carlos, Geraldo Pauli, o levantamento parcial é de que há 3 mil pessoas desalojadas na área rural do município, que teve 650 casas afetadas. Nas cidades de Biguaçu e Governador Celso Ramos já foram distribuídos rolos de lona para os moradores. Foram 12 para Biguaçu e sete para Governador Celso Ramos. Um rolo de lona tem cerca de 600 metros quadrados e é suficiente para cobrir 15 casas, segundo o secretário de Defesa Civil, Márcio Luiz Alves.
Araranguá registrou ocorrência de vendaval, que destelhou cerca de 40 casas, segundo o coordenador regional de Defesa Civil, Djalma Niles.
Em Içara, cerca de 40% das casas nos distritos do Rincão e Barra Velha foram destelhadas, segundo a prefeitura. Os municípios afetados, segundo a Defesa Cilvil do Estado, são: Antônio Carlos, Araranguá, Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Içara, Passo de Torres, Santa Rosa do Sul e Sombrio.
Apesar de não estarem no balanço da Defesa Civil do estado, as cidades de São José e Rancho Queimado também registraram notificações sobre a chuva de granizo. Em São José, o Corpo de Bombeiros registrou chamadas de moradores comunicando a chuva de gelo.
Em Rancho Queimado, segundo a Polícia Militar (PM), houve queda de granizo em algumas localidades e parte das lavouras deve ter sido destruída. Ainda não há dados precisos sobre os prejuízos. As primeiras informações que chegaram à Defesa Civil da cidade indicam que houve danos ao telhado de casas por causa do granizo.
Segundo a Defesa Civil do estado, há previsão de chuva e ventos fortes, risco de descargas elétricas e rajadas de vento ainda neste domingo. Deslizamentos e alagamentos podem ocorrer na região se a incidência de chuvas permanecer durante o dia. A frente fria que atinge a região nos últimos dias ainda deve provocar chuva com temporais na segunda-feira (28).
(G1, 27/09/2009)