A governadora Yeda Crusius deve entregar nesta segunda-feira (26/09) a licença de instalação ao grupo espanhol Fortuny para a construção de uma usina eólica em Santana do Livramento. Com o documento, a empresa poderá iniciar as obras para a usina de 149,8 megawatts (MW). O prefeito de Santana do Livramento, Wainer Machado (PSB), confirmou ontem que a solenidade será realizada na manhã de segunda, com presença também do secretário do Meio Ambiente, Berfran Rosado.
A obra é do porte da realizada no complexo eólico de Osório, que gera 150 MW. Pertencente à Ventos Sul, no local foram construídos 75 aerogeradores de 2 MW sobre torres de concreto de cem metros de altura, num investimento estimado em US$ 500 milhões.
Segundo Machado, a Fortuny já investiu R$ 2 milhões no município para se adequar às exigências feitas pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Mas antes de começar as obras, a companhia deverá tentar encontrar compradores garantidos para a energia que produzirá. Por isso, a expectativa é de que participe de leilão marcado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o dia 25 de novembro.
Além do projeto da Fortuny, há outros dois projetos de geração de energia eólica em Santana do Livramento, afirma Machado. Um é da Eletrosul, de 90 MW, que já recebeu a licença de instalação. A companhia também poderá participar do leilão da Aneel. Outro é da Ecopar, uma empresa paulista, de 10 MW. Este projeto tem apenas a licença prévia e ainda está se adequando às exigências feitas pela Fepam.
(Zero Hora, 26/09/2009)