A Univates sediou o I Fórum de Resíduos Sólidos Domésticos do Vale do Taquari. Com o objetivo de refletir sobre a realidade dos resíduos sólidos domésticos no Vale, aproximando os atores sociais envolvidos, o evento visou discutir soluções regionais para essa problemática, divulgando a pesquisa científica realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento e pelo Grupo de Pesquisa Prática Ambientais e Redes Sociais: Investigações das Realidades dos Resíduos Sólidos Domésticos no Vale do Taquari.
O fórum teve início pela manhã, com apresentação do estudo. Em seguida ocorreram debate sobre dimensão política e uma mostra de filmes. Na parte da tarde o evento prosseguiu com debate sobre a dimensão socioeconômica. “Fiz uma pesquisa de campo sobre um embate que ocorria em Porto Alegre, entre catadores de lixo e prefeitura. Diziam que o problema era a desorganização causada no trânsito”, observou a psicóloga e educadora social da Educação Popular e Organização Social, Marilene Liege Dáros. “Na verdade, o que acontecia era uma queixa dos ambientalistas, que diziam que os catadores maltratavam os animais e, por isso, não tinham dignidade, não eram cidadãos.”
SaibaMais
O evento teve debate sobre a dimensão ética, comunicacional-midiática e cultural. E discussão sobre a dimensão natural e tecnológica. O evento encerrou-se com a sintetização dos debates e uma avaliação. Foram disponibilizados fôlderes, fotos e campanhas sobre a separação consciente do lixo.
(O Informativo, 25/09/2009)