“A Escola Projeto atende a crianças de um a 10 anos, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Tem duas unidades de ensino, uma no bairro Farroupilha e outra no Rio Branco. A educação ambiental tem sido considerada pela escola como um dos focos de trabalho, pois oportuniza a problematização e o estudo de situações vividas por nossos alunos em seu cotidiano.
A escola tem desenvolvido temáticas específicas sobre sustentabilidade. Em 2007, foi desenvolvido o projeto Redução de Resíduos no Cotidiano Escolar. Todas as turmas se engajaram, desenvolvendo ações como recolhimento de resíduos produzidos na hora do lanche para análise e problematização de quantidades, exposição desses resíduos para sensibilização da comunidade, estudo da origem da produção desses materiais (metal, papel, vidro, plástico) e levantamento de alternativas para diminuir a produção desses resíduos. Também foram produzidas composteiras para transformar resíduos orgânicos em adubo. O resultado de trabalho foi divulgado em folhetos, CDs e outros materiais, que foram enviados às famílias dos estudantes.
Em 2008, o foco esteve na qualidade alimentar. Os alunos estudaram alimentos e formas de diminuir o consumo de alimentos industrializados no projeto Alimentação Saudável. Criou-se na escola o dia do Lanche Coletivo. Nesse dia, uma criança é responsável pelo lanche, escolhido pela turma a partir de uma lista de alimentos naturais e menos industrializados. Nessa época, foram confeccionadas sacolas de pano para as mães, incentivando a diminuição do uso de sacolas plásticas.
Mesmo pequenas, as crianças possuem potencial significativo de convencimento e de mobilização, oportunizando às famílias aprendizagens que motivam novas posturas e pontos de vista em relação ao que podemos fazer pelo ambiente.”
(Texto enviado por Ana Isabel Lima Ramos Cardoso, coordenadora da Educação Infantil da Escola Projeto, Zero Hora, 25/09/2009)