Mesmo sem chuvas, a cheia do Guaíba alagou ruas e pátios das ilhas de Porto Alegre. Devido à mudança da direção dos ventos, as águas avançaram sobre a margem, chegando a registrar 1,90 metro acima do nível. Na madrugada de ontem, dezenas de moradores acompanhavam o nível baixar. Pela manhã, segundo a medição realizada pela Defesa Civil, o Guaíba estava em 1,78 metro.
Conforme o coordenador da Defesa Civil, coronel Léo Antônio Bulling, a expectativa é que com os dias de sol e tempo estável não haja risco do nível subir novamente. Mesmo assim, ele afirmou que o estado é de alerta e o monitoramento será constante. Nas ruas e nos pátios das casas ainda era possível ver grande acúmulo de água, entre elas a avenida principal da Ilha da Pintada, Nossa Senhora da Boa Viagem. Morador há 30 anos dessa ilha, Hamilton Milan Trindade lembrou que há necessidade de investimentos e realização de projetos de infraestrutura para evitar novos alagamentos.
Gradativamente, as famílias atingidas pelas enchentes na semana passada começaram a retomar a rotina. A maioria dos moradores, que trabalha com reciclagem de lixo, também voltou à atividade.
(Carla Ruas, Correio do Povo, 25/09/2009)