Começou nesta quinta-feira (24/09) o plantio de 1 milhão de árvores no Rio Grande do Sul. A primeira da série foi plantada, simbolicamente, pela governadora Yeda Crusius, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff). Yeda recebeu a muda no final de uma representação cenográfica de Ana Terra, livro do escritor Erico Verissimo.
O ato foi para registrar o Dia da Árvore e fez parte da assinatura de convênio do projeto Árvore é Vida, idealizado pela Federação Internacional das Associações de Mulheres de Negócios. "Metas, quando chamam parcerias, são sempre ultrapassadas", afirmou Yeda, ao prever a superação da expectativa de plantio de 1 milhão de árvores, ainda na sua gestão.
Na assinatura do convênio do projeto, a Secretaria do Meio Ambiente, principal apoiadora, assumiu o compromisso de repassar 300 mil mudas à Associação dos Municípios do Alto Jacuí (Amaja). A entidade disponibilizará as mudas aos produtores rurais dos 19 municípios da região, com o objetivo de preservação de matas ciliares e recuperação de áreas degradadas.
Conforme o secretário do Meio Ambiente, Berfran Rosado, outros três convênios de repasses de 700 mil mudas serão firmados - com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag) e as associações dos Municípios da Zona de Produção (Amzop) e dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat).
Com os futuros convênios, a meta de 1 milhão de árvores será superada com folga, prevê Berfran Rosado. Yeda parabenizou todos os prefeitos da Amaja. Compareceram os chefes de Executivos municipais de Tapera (também presidente da Amaja e signatário do convênio), Irineu Orth, de Lagoa dos Três Cantos, Ernor Weber, de Ibirubá, Gustavo Schroeder, e de Selbach, Rudi Seger.
"Vamos ensinar, nas nossas escolas, em nossas ações do cotidiano e atitudes do dia-a-dia, como não degradar para deixar aos que venham depois de nós todo um patrimônio ambiental renovado, sustentado", pediu a governadora na sua mensagem aos prefeitos, secretários, ambientalistas e técnicos presentes no evento.
Descentralização
Para o secretário Berfran, a área do meio ambiente tem muito a comemorar no governo Yeda. De acordo com balanço do secretário, o atual governo municipaliza e descentraliza a gestão ambiental de impacto local; ampliou em 50% a força de trabalho com a contratação de 246 novos técnicos (fiscalização, gestão, licenciamento); equipou as unidades da Secretaria no Interior; e eliminou o passivo dos processos de análise de empreendimentos no RS. Também houve aumento de investimentos em proteção da natureza.
Para a presidente do Comitê de Meio Ambiente da Federação Internacional das Associações de Mulheres de Negócios, Yara Blochtein, o projeto com a parceria do governo do Estado é reconhecido como modelo pela Organização das Nações Unidas (ONU), que planeja o plantio de 1 bilhão de árvores no planeta. "O Rio Grande está em destaque dentro da ONU", disse. O prefeito Irineu Orth frisou que "o programa ambiental liderado pela governadora Yeda vem ao encontro ao que temos que fazer para manter a natureza".
(Sema, 24/09/2009)