O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, presidirá um encontro histórico no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) com a expectativa de que peça aos países com armas nucleares para que abram mão de seus arsenais.
Será a primeira vez que um presidente dos Estados Unidos preside uma cúpula do conselho de 15 países desde a criação do órgão, em 1946.
Diplomatas dizem que os membros do conselho devem adotar por unanimidade uma resolução apresentada pelos Estados Unidos, que declara a "necessidade de mais esforços na esfera do desarmamento nuclear" e pede a todos os países que não assinaram o Tratado de Não Proliferação Nuclear para fazê-lo.
O conselho, que se reúne no segundo dia da sessão anual da Assembleia Geral da ONU, verá pela quinta vez uma reunião com chefes de Estado e de governo. Também será a primeira cúpula do Conselho de Segurança a focar exclusivamente em proliferação nuclear e desarmamento.
Todos os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança --Estados Unidos, Rússia, China, Grã-Bretanha e França--têm bombas nucleares.
(Por Louis Charbonneau, Reuters/UOL, 24/09/2009)