O Departamento norte-americano do Tesouro dispensou mil milhões de dólares (676 milhões de euros) para um plano de relançamento promulgado em Fevereiro para projectos de energia verde. O anúncio foi feito em Washington, na mesma altura em que em Nova Iorque decorria uma cimeira das Nações Unidas sobre o clima.
O Tesouro publicou uma lista de 25 empresas que receberam fundos públicos ou créditos fiscais para projectos de energia eólica, solar e hidro-eléctrica, num total de 550 milhões de dólares (371 milhões de euros), a que se somam os 502 milhões de dólares (339 milhões de euros) distribuídos em Setembro.
Este plano de relançamento pretende aumentar as energias renováveis no consumo energético nacional, para alargar a independência energética dos Estados Unidos.
Segundo o Departamento norte-americano da Energia, o petróleo (39,8 por cento), o gás natural (23,6 por cento) e o carvão (22,8 por cento) representaram em 2007 mais de 86 por cento da energia consumida nos Estados Unidos da América.
(Ecosfera, 24/09/2009)