“Uma chaminé de ferro do Petrópole Tênis Clube emite uma fumaça escura e malcheirosa há mais de duas semanas. Acredito que seja por causa da piscina térmica, aquecida a óleo diesel, e estou preocupada com a poluição.”
Contrapontos
O que diz Mario Freitas, da Raia Center, responsável pela coordenação das aulas de natação na piscina térmica do Petrópole Tênis Clube
Essa fumaça escura ocorreu apenas na quinta-feira, dia 10 de setembro, um dia antes da inauguração, porque colocamos em funcionamento o sistema de aquecimento da piscina e usamos tábuas do resto de uma obra para a caldeira. Isso provocou muita fumaça, mas só ocorreu no primeiro dia e não vai mais se repetir. Usamos lenha de acácia sem casca e bem seca, que não provoca fumaça, e o abastecimento é feito só das 6h às 7h.
O que diz Daniela Senff, da Equipe de Poluição Hídrica e Atmosférica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam)
A Smam faz a fiscalização desse tipo de poluição por meio da abertura de protocolo. É preciso formalizar a denúncia na Smic, na Avenida dos Andradas, 686. Feito isso, o processo segue para a Equipe de Poluição Hídrica e Atmosférica da Smam, que realiza vistoria no local, podendo autuar, notificar e exigir adequações. No momento, não constam reclamações referentes ao Petrópole Tênis Clube em trâmite na secretaria.
(Zero Hora, 24/09/2009)