As previsões de que a primavera será chuvosa além do normal já se confirmam no início da estação. Um ciclone extratropical agindo no Oceano Atlântico trouxe chuva ao Estado e deixou o mar perigoso para a navegação.
O5º Distrito Naval de Rio Grande lançou alerta desaconselhando a saída de barcos para o mar, porque as ondas podem chegar a quatro metros de altura, sob ventos de 50 km/h a 70 km/h. A proibição seguirá valendo até hoje.
Como efeito do ciclone extratropical, quase todas as cidades gaúchas registraram ontem chuva branda. A chegada de uma massa de ar frio, pelo Oeste, promete diminuir a temperatura. A tarde de hoje poderá ter entre 9°C e 11°C, na Serra e no Sul.
Para hoje, a previsão é de que o ciclone extratropical se afaste para o alto-mar, perdendo força e proporcionando um dia com sol entre nuvens na maioria das regiões.
A Central de Meteorologia já havia antecipado que a primavera será úmida, com chuvas acima da média para a estação. Leandro Puchalski, da Central de Meteorologia, explica que a previsão decorre da influência do fenômeno El Niño (aquecimento das águas do Oceano Pacífico bem na Linha do Equador, onde os ventos diminuem de intensidade), que provoca alterações globais no clima.
(Zero Hora, 24/09/2009)