Em evento promovido pela Metroplan para tratar das políticas municipais para o desenvolvimento metropolitano na preparação para a Copa 2014, o secretário estadual do Meio Ambiente, Berfran Rosado, defendeu a atuação das secretarias municipais de Planejamento com o foco preservacionista. Para o secretário, ninguém melhor do que a área de planejamento para trabalhar no sentido de conservar os recursos naturais.
“Precisamos construir cidades ajustadas à sustentabilidade. A área do planejamento tem uma enorme responsabilidade na conservação e preservação do meio ambiente e, mais, tem inteligência para isso”, declarou Berfran. Em sua avaliação, o RS deve “pegar carona” na Copa 2014 para fortalecer a articulação conjunta entre os municípios para resolver e encaminhar demandas que são comuns a todos. No campo do meio ambiente, a intenção manifestada pelo secretário extraordinário da Copa, Paulo Odone, é fazer desta uma Copa Verde. Berfran lembra que este é o desafio que está posto, pois os projetos devem ser transformados para adequarem-se aos conceitos de sustentabilidade.
A região metropolitana de Porto Alegre deve, segundo o secretário Berfran, investir no tratamento do esgoto sanitário, na destinação dos resíduos sólidos, na melhor ocupação do solo, entre outros itens potencializadores da conservação ambiental. “A região metropolitana deve tirar mais partido de suas riquezas naturais e envolver a sociedade na preservação destes recursos”, destacou, lembrando que o esforço de todos deve ser o de, ao fazer projetos, adequá-los não só à legislação ambiental, mas à ecoeficiência.
A reunião dos secretários municipais de planejamento da Região Metropolitana de Porto Alegre ocorreu nesta terça-feira (22) no Ritter Hotel e debateu o tema Políticas Municipais para o Desenvolvimento Metropolitano - Preparação para a Copa. Entre outras autoridades, participaram do encontro o presidente da Granpal, Daiçon Maciel da Silva, e o diretor-superintendente da Metroplan em exercício, Francisco Schreinert.
(Sema, 23/09/2009)