A governadora Yeda Crusius, o secretário do Meio Ambiente, Berfran Rosado, e a Associação dos Municípios do Alto Jacuí (Amaja) assinam nesta quinta-feira (24/09) o convênio do Projeto Árvore é Vida, que prevê o plantio de um milhão de árvores no RS. A cerimônia ocorre às 11h30min, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff). No ato, haverá um plantio simbólico para registrar o Dia da Árvore, comemorado no início desta semana.
Idealizado pela diretoria da Federação das Mulheres de Negócios (BPW), o projeto foi encampado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). Lançado no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, em Lagoa dos Três Cantos, o projeto inicia, agora, sua fase de execução, com a assinatura do termo de compromisso.
A região foi a primeira a mostrar interesse em buscar a parceria com o governo do Estado para a reposição da vegetação nativa, pois é uma das mais degradadas do Rio Grande do Sul. Com este termo, a Sema irá repassar 300 mil mudas para a Amaja, que irá disponibilizá-las aos produtores rurais para a recuperação das matas ciliares e áreas degradadas dos 19 municípios que integram a associação.
Assim como a Amaja, a Associação dos Municípios da Zona de Produção (Amzop) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Rio Grande do Sul (Fetag) serão os próximos parceiros do projeto Árvore é Vida. O objetivo é atingir a meta de plantar um milhão de mudas de árvores até abril de 2010.
Municípios que integram a AMAJA
Almirante Tamandaré do Sul, Boa Vista do Incra , Boa Vista do Cadeado, Carazinho, Colorado, Coqueiros do Sul, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Lagoa dos Três Cantos, Não-Me-Toque, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho, Salto do Jacuí, Santa Bárbara do Sul, Santo Antônio do Planalto, Selbach, Tapera e Victor Graeff.
(Sema, 23/09/2009)