As chuvas que caíram nos últimos dez dias ficaram aquém da previsão, o que deu um alento aos atingidos. De acordo com o diretor da Defesa Civil do Município, Vânio Portal, o rio Gravataí, que havia atingido 3,68m acima do nível considerado normal, baixou cerca de 1,00m. “Os alagamentos escoaram e as pessoas já retornaram para as suas residências. Mas o rio continua bem cheio”, ressalta.
Além dos índices de precipitação ficarem abaixo do previsto, outra razão que colaborou para o escoamento da água, segundo Vânio, foi o fato do vento não ter represado o rio. Na noite de 12 de setembro, a Defesa Civil municipal, com apoio técnico do Corpo de Bombeiros e da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FMMA), removeu 18 moradores que se encontravam em situação de risco na rua Amapá, bairro Parque dos Anjos.
Mais chuva
A Defesa Civil permanece em prontidão nos casos de situação de risco, a população deve entrar em contato com o órgão pelo telefone 4001-3262. Vânio lembra que outubro, segundo a meteorologia, promete ser um mês chuvoso. Alagamentos e enchentes agravam as chances de deslizamentos, bem como de descargas elétricas, o que pode acarretar em morte.
(Prefeitura de Gravataí, 23/09/2009)