Nesta terça-feira, (23/09), quando estava tudo pronto para a realização da entrega da Licença de Instalação para o parque de geração de energia eólica do Grupo Fortuny em Sant’ Ana do Livramento, o secretário Berfran Rosado, titular da pasta de Meio Ambiente do governo gaúcho, solicitou o adiamento do evento, que seria realizado no salão nobre José Antônio Flores da Cunha, da prefeitura municipal. A atividade deverá ser realizada na próxima segunda-feira, no mesmo horário, às 11h, no mesmo local.
O motivo para o pedido de Berfran é o fato da governadora Yeda Crusius estar em Brasília e, em contato, com ela, a mandatária manifestou o desejo de vir a Livramento participar do ato. Berfran Rosado confirmou que o adiamento não interfere em quaisquer etapas do processo que permitirá ao Grupo Fortuny, já nos próximos anos, implantar efetivamente o empreendimento, uma vez que o leilão nacional para concessão está definido para dia 25 de novembro.
A LI permite ao Grupo Fortuny participar da chamada pública que o governo federal realizará, onde haverá a determinação de quanto de energia será adquirido pela União, quanto tempo e, ainda, o preço do Kw de energia. Uma vez efetivada a participação, há uma terceira etapa, que é a LO - Licença de Operações, a qual determinará o efetivo início das atividades do grupo espanhol na efetivação do parque de geração de energia elétrica a partir da força eólica em Sant’ Ana do Livramento.
O assessor especial do governo gaúcho em Livramento, Luiz Pedro Garagorry, o popular Foguinho, disse ontem que a governadora está muito contente em função de, finalmente, ter havido um importante avanço no processo que visa a instalação de um parque eólico em Livramento, destacando que a mandatária gaúcha realmente deseja vir ao município com a finalidade de compartilhar o bom momento com a comunidade local.
(A Plateia, 23/09/2009)