A criação de um Fundo Estadual para o Atendimento às Vítimas de Catástrofes foi apresentada nesta terça (22/09), pelo deputado Kennedy Nunes (PP), como uma sugestão para lidar com os desastres ocorridos no estado nos últimos meses. Apesar de a proposta ter que partir do Executivo, o parlamentar afirmou que amanhã, na Comissão do Orçamento, da qual participa, irá sugerir a discussão do tema para levar ao Executivo. “Sei que estaremos mexendo com a questão orçamentária do Estado, mas é preciso que os 40 deputados comecem a discutir isso. O governo precisa receber uma proposta elaborada”, disse.
Kennedy fundamenta sua sugestão no fato de que o Estado não pode ficar dependendo das doações para tratar desses problemas. “Isso está errado. O governo estadual tem que estar preparado para isso. Dessa forma, é preciso criar uma rubrica no Orçamento para que, a partir dali, possamos facilitar a liberação dos recursos. O fundo deve existir, sim, em Santa Catarina.” A profissionalização da Defesa Civil também foi mencionada pelo deputado. “Esse é uma questão importante. São eles que lidam diretamente com essas situações”, falou Kennedy.
O deputado Padre Círio Vandresen (PT) lembrou que a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) apresentou uma proposta semelhante no Senado Federal, criando um fundo nacional para esse tipo de atendimento. “É uma iniciativa louvável. Temos que encontrar uma forma de ajudar os catarinenses com as nossas próprias forças.”
Representante do PMDB, o deputado Moacir Sopelsa se mostrou favorável à criação do Fundo e disse estar disposto a discutir o tema. “Essa é a maneira mais rápida, ágil e justa para atender nossos catarinenses. Até porque essa não será a última enchente que o estado sofrerá. Sou parceiro na discussão”, falou.
O deputado Professor Sérgio Grando (PPS) propôs que o governo estadual coloque a Defesa Civil sob a responsabilidade de alguma secretaria. “A Defesa Civil precisa ser assessorada. É preciso que alguém fique responsável por ela. Eu acho que essa medida, juntamente com a criação do Fundo, seria de extrema importância para Santa Catarina”, finalizou. O deputado Sopelsa afirmou que o governo do Estado já está tratando do assunto referente à Defesa Civil.
(Por Graziela May Pereira, Ascom Alesc, 22/09/2009)