Para os alunos da escola Roberto Silveira o tema da aula passou longe do quadro nesta segunda-feira, dia 21 de setembro. Em comemoração ao Dia da Árvore, a Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Cultura (SMC), promoveu junto com a escola o plantio de 50 mudas de árvores na foz do Arroio Passinhos, no Parque da Matriz. A tarefa incumbida aos alunos é uma das 10 metas com as quais a escola comprometeu-se para ajudar o meio ambiente.
O plantio das mudas faz parte do projeto Aguapé, uma iniciativa do Rotary Clube de Cachoeirinha e capitaneada pelo ex-governador Eliseu Gonçalves da Silva. Entre as principais ações desenvolvidas pelo projeto, cujo objetivo é recuperar o rio Gravataí, estão: plantio de mudas, mutirões de limpeza no rio Gravataí, patrulhamento ambiental, conscientização e educação.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, David Cafruni, um dos principais tópicos da política de gestão da pasta é a arborização da cidade. "Para a eficácia do nosso trabalho, buscamos uma interrelação com todos os setores da sociedade". O secretário ainda concluiu sua fala com o lema: "Cachoeirinha, nosso presente, nosso futuro ainda melhor".
Já o vice-prefeito Gilso Nunes ressaltou que o importante para o meio ambiente não é somente o plantio dessas 50 mudas de árvores, mas o que isso significa. Segundo ele, o ato simbólico representa a preocupação das pessoas com a questão ambiental. Gilso também desafiou os alunos com a pergunta: "o que cada um faz em benefício do meio ambiente?"
A atividade foi orientada pelo biólogo do Meio Ambiente, Lídio Aníbal, que explicou aos alunos a forma como as árvores deveriam ser plantadas. Estavam presentes a secretária adjunta de Cultura Maria Inês Cassol, o vereador Gelson Braga e o secretário de Agricultura de Gravataí, Adroaldo Gardê, representando a ação conjunta das cidades no projeto.
As mudas plantadas
Ipê roxo
Ipê amarelo
Pau-ferro
Araticum
Ingá
Araçá
Angico
Aroeira
Leucena
Camboim
(Prefeitura de Cachoeirinha, 22/09/2009)