A recuperação das áreas de preservação permanente (APP’s) nas Bacias Hidrográficas da região Norte/Nordeste do Estado é o tema da reunião que acontece nesta sexta-feira (25/09), às 14h, no Ministério Público de Erechim. O encontro será coordenado pelo promotor de justiça Maurício Sanchotene de Aguiar, que dirige a Rede Ambiental Integrada das Bacias Hidrográficas do Rio Passo Fundo e Apuaê-Inhandava. Também participam do encontro integrantes e a diretoria dos comitês das duas Bacias - que abrangem grande parte dos municípios da região, como Passo Fundo, Erechim, Getúlio Vargas, Lagoa Vermelha, Tapejara e Vacaria.
A reunião tem como objetivo principal discutir o lançamento de um programa envolvendo a rede ambiental de regularização e recuperação das APP’s nas duas bacias, com a constituição de um grupo técnico para o levantamento e diagnóstico da situação da região e o estabelecimento de um programa de ação envolvendo parcerias com as prefeituras e sindicatos rurais. Depois de coletados os dados, a rede prevê a elaboração de uma campanha institucional visando à conscientização de todos quanto ao assunto em questão.
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente, por meio dos Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) e do Departamento de Recursos Hídricos (DRH), integra o programa juntamente com Brigada Militar, através do Batalhão Ambiental, Emater, Universidade de Passo Fundo, Tractbel Energia, a Cooperativa Regional de Eletrificação Rural do Alto Uruguai (Creral), além do MP e dos comitês do Rio Passo Fundo e Apuaê-Inhandava.
(Sema, 22/09/2009)