O Dia Internacional Na Cidade Sem Meu Carro, nesta terça-feira (22/09) está sendo marcado em Porto Alegre por diversas ações de conscientização para uma circulação mais racional, cordialidade nas relações do trânsito, com menos poluição e com estímulo ao transporte alternativo, como a bicicleta. Entre as atividades desenvolvidas pela prefeitura, crianças de escolas da Capital recebem orientações de monitores e agentes de fiscalização para a travessia segura nas faixas de pedestres, de acordo com campanha da cidade para reduzir os riscos de atropelamentos, com mais respeito aos pedestres. (Veja Vídeo)
As atividades são realizadas numa parceria da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) e Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME), na rua Setembrina com a Osvaldo Aranha. A professora do Instituto de Educação Ana Cristina Bonugli acompanhou seus alunos, na faixa de três anos de idade, para a travessia segura na faixa. "Eles estão adorando a campanha do gesto da mão estendida. E cobram, em casa, uma mudança de comportamento dos pais", conta.
O coordenador da Assessoria de Educação para o Trânsito da EPTC, José Nilson Padilha, afirma que o dia sem o carro é mais uma forma de conscientização para uma circulação racional. "O dia de hoje, comemorado no mundo todo, serve para provocar reflexões sobre a presença tão intensa dos automóveis nas cidades, acarretando milhares de vítimas no trânsito, com aumento da poluição. A redução de carros nas ruas, nestes últimos quatro anos, ainda é tímida, mas é um início de mudança de comportamento", afirma.
Além de ações pela travessia segura, o 22 de setembro está sendo marcado por operações ar-puro, principalmente envolvendo ônibus, lotações e caminhões, além da distribuição de material educativo, como folhetos e adesivos, e atividades de incentivo ao uso da bicicleta e até mesmo de caminhadas.
(Prefeitura Municipal de Porto Alegre, 22/09/2009)