Após meses de muito frio, a primavera chega nesta terça-feira (22/09) às 18h18min. Apesar da alegria com o final do inverno, muitos sentem desconforto com doenças alérgicas e virais. 'Nesta época, registramos aumento de casos de rinites, bronquites e conjuntivites', lembra o pediatra Érico Dorneles, responsável pelo Ambulatório Pediátrico do Hospital da Criança Conceição. Segundo ele, a maioria das alergias é causada pelo excesso de pólen e pela variação da temperatura.
O médico aconselha as mães a procurarem unidades de saúde sempre que os filhos apresentarem tosse, espirros, coriza, prurido, falta de ar, obstrução nasal e febre. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 10% e 20% da população sofrem com a rinite alérgica. Já o Ministério da Saúde estima que, no Brasil, 16 milhões de pessoas têm alergias, sendo 30% de rinite e 15% de asma brônquica.
Na primavera, também há risco de propagação de enfermidades decorrentes do contato com água contaminada, como leptospirose, sendo desaconselhável o contato físico com áreas inundadas. A chegada da estação impulsiona o aparecimento de sarampo, rubéola e catapora.
(Por Mateus Bruxel, Correio do Povo, 22/09/2009)