A Comissão de Turismo e Desporto vai realizar audiência pública para discutir formas de ampliar o ecoturismo na Amazônia. A audiência foi proposta pela deputada Fátima Pelaes (PMDB-AP) e ainda não tem data marcada. A deputada citou estimativas da Organização Mundial do Turismo (OMT), segundo as quais o ecoturismo já é praticado por cerca de 5% do total de viajantes, com perspectivas de um crescimento de cerca de 20% ao ano. Esse potencial é maior que o do turismo convencional, cujo crescimento é de 7,5% ao ano.
Segundo a deputada, o país já tem projetos nesse área, porém há inúmeros problemas burocráticos para sua implementação, além de haver interesses políticos divergentes, em razão do potencial de atração de recursos que a atividade possui. A deputada ainda ressaltou o potencial turístico do Amapá, "que possui a cobertura florestal mais preservada do País".
Serão convidados representantes dos ministérios do Turismo, do Meio Ambiente e da Integração Nacional, do Fórum Nacional de Turismo (Fornatur), da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) e da Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux.
(Agência Câmara, com colaboração de Laís Braz, 18/09/2009)