O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair lançaram nesta segunda-feira (21/09), em Nova York, a "Semana do Clima", que terá como ponto alto a conferência mundial sobre o aquecimento global, prevista para terça-feira durante a Assembleia Geral da ONU. Ao menos 60 reuniões, conferências e discussões públicas serão organizadas na cidade, anunciou Steve Howard, presidente do "Grupo pelo Clima", que organiza esta série de eventos com o apoio logístico da prefeitura de Nova York.
"Temos que nos comprometer para que um acordo justo seja concluído em Copenhague", declarou Ban Ki-moon. "A vontade existe, a questão é encontrar os meios de concretizar esta vontade", comentou Blair. A conferência de Copenhague, prevista para dezembro, tem como objetivo concluir um acordo que deverá entrar em vigor quando expirar a primeira fase do Protocolo de Kyoto, em janeiro de 2013, para conter as emissões de gases de efeito estufa.
O ator australiano Hugh Jakcman, que assistiu à cerimônia de abertura na Biblioteca Pública de Nova York, contou uma viagem que fez recentemente à Etiópia, durante a qual entendeu "como a pobreza e o clima são interligados". Tony Blair insistiu na necessidade de tomar providências no curto prazo, como a suspensão do desmatamento, e no longo prazo, como o investimento nas tecnologias do futuro. "Temos que mobilizar tanto o setor privado como o setor público", afirmou.
(AFP/UOL, 21/09/2009)