Um grupo de 30 pessoas realizou ato para marcar o aniversário de um ano de resistência do Movimento Cidade Baixa Vive e da Comissão de Moradores do bairro contra a construção de um edifício de 19 andares em frente ao shopping Nova Olaria, na rua General Lima e Silva. Com faixas e cartazes, os manifestantes chegaram a interromper o trânsito da via.
O coordenador do movimento, Philip White, afirmou que a comunidade luta pela preservação da Cidade Baixa. 'O bairro é considerado referência fundamental de Porto Alegre na preservação das características açorianas e a construção desse espigão ameaça essas raízes.' O condomínio que está sendo feito no local terá 196 unidades.
Para a vereadora Sofia Cavedon (PT), a revisão do Plano Diretor deverá permitir, para áreas como a desse empreendimento, a construção de no máximo dez andares. Sofia tem projeto de lei tramitando na Câmara Municipal que regulamenta a aplicação do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) para toda a cidade. Esse é um instrumento de suporte para exame e aprovação de projetos e empreendimentos e visando monitorar a aplicação das normas do regime urbanístico.
(Correio do Povo, 21/09/2009)