Os Estados Unidos estão preparados para tornar 10% de seu estoque de vacina contra a gripe A disponível para outros países, informou a Casa Branca nesta quinta-feira (16/09). Elas ficarão disponíveis por meio da Organização Mundial da Saúde (OMS), diz o comunicado do escritório do porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs.
"Os Estados Unidos tornarão a vacina contra o vírus A H1N1 disponível para a OMS gradualmente, na medida em que os estoques da vacina tornem-se disponíveis, com o objetivo de assistir os países que de outra forma não teriam acesso direto à vacina", afirma o comunicado.
A OMS também vai receber doações de vacina da França. O país anunciou que vai doar 9 milhões de doses à entidade para ajudar a combater o surto da doença em países pobres, disse o presidente Nicolas Sarkozy também nesta quinta-feira.
A quantidade representa 10% dos 94 milhões de doses de vacina que o país encomendou de laboratórios farmacêuticos. "A solidariedade internacional será um fator determinante em reduzir o impacto econômico, social e de saúde da pandemia", analisa um comunicado do Palácio do Eliseu.
A França revelou que a decisão de dividir suas doses de vacina com países pobres foi tomada em discussões com a Austrália, Brasil, Grã-Bretanha, Nova Zelândia, Suíça e Estados Unidos. Pelo menos 3.205 pessoas morreram por causa do vírus desde que ele foi descoberto no México em abril, segundo a OMS. As informações são da Dow Jones.
(Agência Estado, JC/RS, 18/09/2009)