O presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, deputado Silvio Torres (PSDB-SP), pediu aos ministérios do Planejamento e da Fazenda para disponibilizar, num portal separado do Siafi, todas as informações, em tempo real, sobre as despesas do País com a organização da Copa do Mundo de futebol de 2014. O Siafi é um sistema on line que permite o acompanhamento das contas do governo federal.
De acordo com Silvio Torres, atualmente não há nenhum controle sobre os gastos destinados ao torneio. "Hoje, nem sequer existem no Orçamento gastos marcados como destinados à Copa", criticou. Ele disse que o objetivo do pedido é viabilizar um acompanhamento diário da evolução das despesas.
O deputado lembrou que haverá gastos feitos por doze estados e municípios, além do governo federal. Silvio Torres assinalou que, além da Comissão de Fiscalização Financeira, uma rede de tribunais de contas vai acompanhar as despesas com o torneio. Ele informou que a Câmara deve disponibilizar, até novembro, um portal na internet para fornecer à sociedade informações sobre o uso dos recursos públicos, além de um acompanhamento do cronograma das obras.
(Por Paulo Roberto Miranda, com edição de João Pitella Junior, Agência Câmara, 17/09/2009)