Dos 29 municípios gaúchos atingidos pelas fortes chuvas, ventos e granizos na semana passada, 25 já encaminharam decretos de situação de emergência à Defesa Civil Estadual. As últimas cidades foram Casca e Novo Hamburgo. Até esta quinta-feira, o órgão contabilizava 3.164 pessoas desabrigadas e 2.781 desalojadas no RS. De acordo com a Metsul, uma frente fria, associada a um ciclone extratropical vindo do Litoral do Uruguai, vai cruzar o RS hoje, podendo causar chuvas fortes localizadas, principalmente nas regiões Norte e Leste, incluindo a Capital. Mas o volume de chuva não deve ser suficiente para provocar o repique das cheias na maioria das bacias, com exceção da do rio Uruguai, na parte Sul de São Borja, onde chove desde quarta-feira.
A maior preocupação, segundo a Metsul, será o vento, que atingirá com intensidade as regiões Sul e Leste. Na Grande Porto Alegre, as rajadas ficarão entre 60 e 80 km/h. Já no Litoral, os ventos vão variar entre 80 e 100 km/h. O tempo melhora no final de semana, mas a região Leste ainda terá nebulosidade no sábado. Apesar do nível do Guaíba continuar baixando, a Metsul atenta para a mudança do vento no período da tarde para a noite de sábado, quando soprará no quadrante Oeste/ Sudoeste, aumentando o risco de represamento da água.
Na tarde de ontem, duas rodovias estaduais ainda estavam interrompidas devido às chuvas. Segundo o Comando Rodoviário da BM (CRBM), a RS 130, que liga Venâncio Aires e General Câmara, seguia interditada devido a alagamentos na pista. Em Bom Retiro do Sul, o bloqueio da RS 129 era entre os km zero e 13. O CRBM não descartou a possibilidade de nova interdição na Rota do Sol se as chuvas fortes retornarem. A BR 116 continua interditada no km 178, entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul. No sábado, houve no local queda de barreira e um pedaço da pista cedeu. A PRF recomenda aos motoristas usarem a RS 122, acessada em São leopoldo, como rota para Caxias do Sul.
(Correio do Povo, 18/09/2009)