As fortes chuvas e temporais que atingem o Rio Grande do Sul há duas semanas atrasaram o plantio das lavouras de verão. No feijão, apenas 23% da área prevista está semeada. Em outros anos, a porcentagem nesta época chegava a 34%. As regiões de Erechim e Passo Fundo, no Norte gaúcho, estão com o plantio mais adiantado, chegando a até 45% em algumas localidades.
O levantamento semanal da Emater também aponta atraso no milho, que até o momento teve apenas semeada 28% da área prevista para este ano. As regiões de Santa Rosa, no Noroeste, e Passo Fundo estão com o plantio mais adiantado. Os agricultores devem aumentar o ritmo da semeadura a partir da segunda metade do mês.
Já na principal cultura de inverno, o trigo, a preocupação é com o controle das doenças fúngicas. As fortes chuvas e a umidade dificultam para que o agricultor possa fazer o manejo correto. No entanto, os fatores climáticos não devem afetar a produtividade da lavoura. A área plantada do trigo no estado é de cerca de 860 mil hectares.
(Por Raquel Casiraghi, Agência Chasque, 17/09/2009)