Mais de 400 pessoas, incluindo alunos de 15 escolas, já percorreram o túnel de sensibilização “Caminhos do Lixo”, montado no Acampamento Farroupilha pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). O equipamento sensorial que apresenta o programa de educação ambiental desenvolvido nas comunidades e escolas está situado no galpão do DMLU no acampamento e é aberto ao público em geral. “Estruturamos uma maneira de educar divertindo, que tem se mostrado muito eficiente, principalmente com a criançada”, resume Gisane Gomes, coordenadora do Serviço de Assessoria Socioambiental (Sasa) do DMLU.
No local, o Sasa exibe às crianças o vídeo “Tá Limpo”, desenho animado que mostra a mobilização de uma comunidade para resolver problemas relacionados ao lixo. Os técnicos do Sasa também organizam oficinas de desenho e de atividades lúdicas para as crianças, envolvendo a temática ambiental. As atividades estendem-se até domingo, 20 de setembro – das 9h às 11h e das 14h30 às 16h30 (sábado e domingo, o horário é 10h às 12h e 14h às 17h).
O DMLU também oferece uma exposição sobre a coleta seletiva. Trata-se de uma mostra itinerante, montada ao lado da Casa do Gaúcho, que apresenta o novo modelo da coleta seletiva, implantado em abril na Capital. A mostra permanece aberta à visitação das 9h às 20h30, até domingo.
Limpeza no Acampamento
A estrutura montada pelo DMLU para manter limpa a área do Acampamento Farroupilha tem tido bons resultados, apesar das dificuldades acarretadas pelo tempo chuvoso. Equipes que totalizam 70 garis estão a postos no Parque da Harmonia, das 8h às 23h, com capas de chuva e botas à disposição. Além da atenção dada à área interna do parque, onde ficam os piquetes, foi reforçada a varrição das vias que cercam o Acampamento, como as avenidas Augusto de Carvalho, Loureiro da Silva e Edvaldo Pereira Paiva.
Cerca de 120 lixeiras estão posicionadas no local para a população descartar-se de lixo orgânico e seco (80 tonéis laranja para orgânicos e 40 verdes para recicláveis). Dois banheiros com chuveiros são mantidos abertos 24 horas por dia.
(Prefeitura de Porto Alegre, 17/09/2009)