O vereador Airto Ferronato (PSB) participou na quinta-feira (10/9), na Câmara de Vereadores de Camaquã, do ato de instalação do primeiro Comitê Municipal em Defesa do Pré-Sal como patrimônio da nação brasileira e da distribuição dos royalties para todos os estados e municípios da Federação, proposto pelo vereador Everton Clarão (PSB), daquela cidade.
Autor do projeto de resolução de mesmo conteúdo na Câmara Municipal de Porto Alegre, Ferronato tem sido referência no debate da participação dos municípios na distribuição das riquezas do pré-sal. Seu projeto tem sido utilizado como modelo para instalação de comitês em diversos municípios.
O Comitê de Camaquã tem, entre outras metas, o propósito de divulgar o assunto no município através de palestras, especialmente dirigidas aos joves e estudantes, o estudo detalhado dos quatro projetos do Governo Federal em tramitação no Congresso Nacional e a articulação de outros comitês nos municípios da região. O município vizinho de Cristal já tem projeto semelhante aprovado na Câmara Municipal.
Além desses municípios, Passo Fundo, Caxias do Sul, Ijuí, Montenegro, Cruz Alta, Esteio e Campinas do Sul têm projetos em tramitação sobre esse assunto.
(Câmara Municipal de Porto Alegre, 17/09/2009)