Yanaizu, localizada no Japão, é uma cidade rural distante de todas as grandes cidades. Yanaizu recentemente foi notícia de jornal quando o professor da Universidade de Chiba, Hidefumi Kurasaka, anunciou a a lista que desenvolveu com os lugares mais auto-suficientes em energia do Japão.
Yanaizu ficou em primeiro lugar com 3290%, devido aos seus recursos geotérmicos. De acordo com Kurasaka-sensei, uma zona que atende à todos os aspectos energéticos de energia renovável, gera energia auto-suficiente se a taxa de abastecimento for maior de 100%. Usinas geotérmicas são muito comuns nesta área devido a atividade vulcânica, como ocorre em partes do Alasca e no Sudeste da Ásia.
No começo deste ano, o jornal Nikkei anunciou que a Mitsubishi, a J-Power, a Nittetsu e a Kyushu iriam construir nos usinas geotérmicas, em 2009 com o apoio do governo. O Japão tem 18 usinas em operação, mas de acordo com o Reuters elas geram um output de apenas 0.2-0.3 porcento da eletrecidade gerada.
O Japão está em 6º lugar depois dos EUA, Filipinas, Indonésia, México e Itália, em termos de capacidade de produção global de energia geotérmica. Produzindo 535.2 MW hoje em dia, cientistas concordam que o Japão pode fazer muito mais. Além do potencial geotérmico do país, 70% das zonas de auto-suficiência da lista japonesa tem usinas hidrelétricas em pequenas escalas (menos de 10MW). Esse número ilustra a afinidade da geografia do país para esse tipo de instalação.
(Blog do Ambiente Brasil, 16/09/2009)