O governo do Estado, através da Secretaria de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, assinou, nesta quarta-feira (16/09), ordem de serviço para início de obras da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Alvorada, que também vai beneficiar Viamão. Os investimentos do governo do Estado nas obras ultrapassam R$ 70 milhões, com recursos da Corsan e verbas provenientes do PAC, do governo federal.
A autorização de início dos serviços em Alvorada foi assinada na Travessa Itararé (Vila Nova Americana), pelo secretário de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marco Alba, o prefeito João Carlos Brum, o diretor-presidente da Corsan, Mário Freitas, e o representante da empresa construtora, a Marco Engenharia.
Conforme Mário Freitas, será feito todo o esforço para que os trabalhos sejam concluídos antes do prazo de dois anos estabelecido no contrato. O prefeito João Carlos Brum agradeceu à governadora Yeda Crusius, à Secretaria de Habitação e à Corsan pelo apoio a essa antiga demanda da população. Ressaltou que a obra vai significar um enorme avanço na qualidade de vida dos habitantes do município.
Marco Alba disse que a orientação da governadora, desde o início, tem sido fortalecer as parcerias com os municípios e que, com o equilíbrio fiscal atingido, tem sido possível retomar os investimentos em infraestrutura reivindicados pelos gaúchos que passaram muitos anos sem receber retorno do Estado. Segundo o secretário, Alvorada merecia esta obra há algum tempo, em benefício da saúde e da qualidade de vida de toda a região.
(Governo do Estado RS, 16/09/2009)