O deputado Heitor Schuch (PSB) vai a Brasília para acompanhar a solenidade de lançamento das Políticas Públicas Associadas ao Zoneamento Agroecológico da Cana-de-açúcar para a produção de Etanol. O ato, com a presença do presidente Lula e ministros, acontece nesta quinta-feira (17/09), às 11h30min, na sede da Embrapa.
Relator da Subcomissão de cana, álcool e etanol da Assembléia e um dos idealizadores do projeto para viabilização da cultura no RS, Schuch afirma que a expectativa é com relação ao anúncio de linhas de crédito específicas para o setor.
O zoneamento agroclimático para o cultivo da cana no RS com vistas à produção de etanol já havia sido divulgado em abril. Porém, sem linhas de crédito definidas, os agricultores gaúchos plantaram as lavouras neste ano utilizando recursos do Pronaf e do crédito agrícola.
O parlamentar destaca a necessidade agora de um projeto de desenvolvimento comercial da cultura no Estado, voltado à produção e industrialização de etanol para atender a demanda crescente, alavancada pela implantação de novas plantas industriais em solo gaúcho. Como a empresa Braskem, em Triunfo, que vai produzir o chamado “plástico verde’, a partir do etanol. Atualmente, 98% do álcool consumido aqui é importado. “São valiosas divisas e milhares de empregos que estamos transferindo para outros Estados”
Para Schuch, o mundo vive um momento favorável aos combustíveis alternativos, tanto para o consumo interno quanto para as exportações, e a cana-de-açúcar pode ser uma alternativa para a diversificação da matriz produtiva do RS, especialmente na agricultura familiar, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável.
(Por Lisiana dos Santos, Gabinete do Deputado / AL/RS, 16/09/2009)