O tema ainda não é corriqueiro no Brasil, mas vale saber que uma verdadeira catástrofe ambiental vem ocorrendo no Canadá. Embaixo da floresta boreal, principalmente na região de Alberta, fica a segunda maior reserva de petróleo do mundo, nas areias conhecidas como Tar Sands. Para ser utilizado, o petróleo dessa região precisa ser separado da areia: conhecida como betume, a mistura escura é retirada das encostas e processada dia e noite para fazer nascer o líquido negro. A atividade contamina a água com compostos químicos, desmata a floresta boreal e acaba impactando gravemente a saúde de moradores.
A extensão do problema é tamanha que só mesmo uma visão aérea para se ter noção do estrago. E foi isso que o Greenpeace Canadá fez: produziu um documentário chamado Petropolis, denunciando essa exploração que também colabora vergonhosamente com o aquecimento global, gerando cinco vezes mais emissões do que a extração comum de petróleo.
Nesse exato momento o Greenpeace está estendendo uma faixa gigante e bloqueando um dos campos de exploração, cobrando compromissos do governo canadense e a paralisação dessas atividades. Você pode acompanhar a transmissão ao vivo da ação aqui.
(Blog do Greenpeace, 15/09/2009)