Ao discursar na segunda-feira (14/09) na cerimônia de inauguração de uma ponte ligando o Brasil à Guiana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que no início de outubro representantes do governo brasileiro vão àquele país para tratar do projeto conjunto de construção de uma hidrelétrica com potencial de 800 megawatts.
A hidrelétrica prevista para ser construída na Guiana também atenderia à demanda por eletricidade de Roraima, segundo Lula. “Estamos prontos a financiar a construção por empresas brasileiras de hidrelétrica na Guiana. A possibilidade de essa geração também atender Roraima fará da interconexão energética entre os nossos países uma realidade”, disse Lula, em Bonfim (RR).
No discurso, ele destacou que a construção da hidrelétrica é de interesse prioritário do presidente da Guiana, Bharrat Jagdeo. O presidente informou ainda que os ministros de Minas e Energia, Edison Lobão e o presidente do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, integrarão o grupo que vai à Guiana discutir o assunto.
Apesar da cerimônia de inauguração da ponte ter ocorrido hoje, ela já está aberta desde junho deste ano. Antes, a travessia era feita apenas de balsa. Com 230 metros de extensão, a ponte sob o Rio Itacutú liga o município de Bonfim, em Roraima, a Lethem, na Guina. A ponte fica a cerca de 115 quilômetros da capital de Roraima, Boa Vista.
(Por Yara Aquino, Agência Brasil / Ambiente Brasil, 15/09/2009)