A ONG ambientalista Greenpeace realiza a partir desta segunda (14/09) uma semana de manifestações em oito capitais para cobrar medidas de controle do aquecimento global. A principal pauta é que Lula participe da Conferência da ONU sobre o clima. Segundo os ativistas, os debates internacionais estão concluídos do ponto de vista técnico. O que falta então é a decisão política. Por isso é tão importante que chefes de estado como Lula participem da Conferência da ONU sobre o Clima na Dinamarca. Apesar da importância do evento, o Greenpeace diz que não há sinais de que o presidente brasileiro participe.
Em seu site na internet o Greenpeace chama atenção para a importância do Brasil nos debates sobre o clima. O país é o 4º maior emissor de gases estufa. Estes são os gases que causam o aquecimento do planeta e a instabilidade do clima. Além disso, o Brasil tem no horizonte a exploração do petróleo do pré-sal, o que deve aumentar ainda mais as emissões.
A Conferência da ONU é apenas um dos compromissos que os ambientalistas pedem do governo brasileiro. Entre as exigências está zerar o desmatamento da Amazônia até 2015 e criar áreas marinhas protegidas em 30% dos mares.Também está na pauta incluir na matriz energética 25% de novas fontes renováveis de energia.
(Pulsar-Brasil, 14/09/2009)