O empresário Eike Batista, proprietário do grupo EBX e o homem mais rico do país, é esperado nesta terça (15/09) para uma reunião com lideranças empresariais catarinenses. Ele participará de evento na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis. O encontro foi confirmado pela assessoria do empresário.
Eike está à frente do projeto de um estaleiro em Biguaçu, na Grande Florianópolis, para construção de plataformas e navios voltados à exploração da camada pré-sal. A obra envolve investimentos da ordem de US$ 600 milhões. No dia 13 de agosto, em encontro desta vez no Rio de Janeiro, na EBX, Eike assinou um protocolo de intenções com a prefeitura de Biguaçu prevendo parcerias estratégicas na geração de emprego e renda na indústria naval da cidade.
Também para agosto, o empresário havia marcado reunião em Florianópolis com representantes da indústria e do governo catarinense, mas cancelou o encontro por problemas de saúde. Segundo a assessoria de imprensa do empresário, ele havia feito uma cirurgia no olho e teria recebido a recomendação médica de não viajar.
A previsão inicial do projeto do estaleiro em Biguaçu era de começar as obras no segundo semestre do ano que vem, garantindo o início das operações do estaleiro entre o final de 2011 e o início de 2012.
(Diário Catarinense, 15/09/2009)