A diretora do Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb), Isabel Aydos, esteve reunida com os proprietários das áreas que poderão ser desapropriadas com a construção da nova barragem da Arvorezinha. O objetivo do encontro foi informar sobre o processo que só terá início após a liberação da Licença Prévia da obra.
Isabel explicou que essa licença será concedida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) somente após a Audiência Pública, que acontece no dia 22, às 19h, na Escola São Pedro. Por este motivo, as negociações com os proprietários ainda não podem ser realizadas. “Temos que esperar a aprovação definitiva da área por parte da Fepam para iniciarmos as tratativas. Neste momento, ainda não podemos falar em valores”, afirmou.
Segundo ela, o município contratará uma empresa para realizar a avaliação das áreas que serão desapropriadas, analisando caso a caso. A estimativa prévia é que sejam desapropriados 545 hectares. “Podemos assegurar que a negociação será justa para atender todas as partes”, destacou a diretora.
(Jornal Minuano, 15/09/2009)