Os rios transbordantes e o solo encharcado do Estado devem receber mais chuva nos próximos dias – e em quantidade. A previsão é de que, depois de um trégua entre ontem e hoje (15/09), o resto da semana seja de novas precipitações. Em alguns pontos, pode chover cem milímetros até sábado.
Com o retorno dos aguaceiros, há risco de agravamento do quadro atual, que inclui zonas inundadas, estradas interrompidas e 4,5 mil pessoas fora de suas casas.
– É uma situação bem preocupante, porque a trégua será pequena, de menos de 48 horas. O cenário atual, com os rios cheios, já é de risco. Qualquer chuva mereceria alerta. E a chance é de que venha uma chuva volumosa – avisa a meteorologista Estael Sias, da Central de Meteorologia.
O subchefe da Casa Civil, Joel Prates Pedroso, afirma que as prefeituras já foram alertadas para a possibilidade de mais água pela frente. Ele garante que o poder público está preparado:
– Estamos atendendo as pessoas que estão em situação difícil. Torcemos para que não ocorra mais chuva forte, mas treinamos as prefeituras e temos material estocado. Se ocorrer, vamos fazer os salvamentos e dar assistência.
Segundo Estael, a chuva pode chegar na forma de temporais, amanhã, na metade oeste do Estado – com chance de vento forte, raios e granizo. É preocupante porque, em muitas áreas, os rios continuavam subindo.
Em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana, o transbordamento do Rio Jacuí alagou os bairros Cidade Verde, Chácara, Picada e Vila da Paz, atingindo cerca de mil moradias. A industriária Edna Maria Rosa Pereira, 43 anos, moradora do bairro Picada, acordou com os latidos desesperados dos cachorros da vizinhança. Era o Jacuí invadindo pátios e residências.
O balanço da Defesa Civil ontem era de 2.581 desabrigados e de 2.159 desalojados. O norte gaúcho é a região mais afetada. Treze municípios decretaram estado de emergência devido à inundação, vendaval ou granizo.
Seis rodovias continuavam interrompidas ontem à tarde. Havia bloqueios na Rota do Sol, na RS-129 (entre Estrela e Roca Sales), na RS-347 (entre Vila Flores e Antônio Prado), na RS-130 (entre Cruzeiro do Sul, Mariante e General Câmara) e na RS-441 (entre Guaporé e Vista Alegre do Prata). Em Santa Catarina, foram liberados ontem os trechos da BR-101.
(Zero Hora, 15/09/2009)