O número de municípios do Rio Grande do Sul que decretou situação de emergência devido às chuvas e às cheias aumentou para 13, nesta segunda-feira (14/09) no final da tarde. A lista teve o acréscimo de São Jerônimo, na região Carbonífera, e Ronda Alta, no Norte do Estado. Os demais municípios são Frederico Westphalen, Itaara, Victor Graeff, Ibirubá, Porto Xavier, Santa Maria, Lavras do Sul, Seberi, Ibirapuitã, Herval e Caiçara.
Embora as chuvas tenham dado uma trégua, a preocupação maior, agora, é com a enchente dos rios. O Guaíba ultrapassou, desde domingo, a cota de cheia, que é de 1,85 metro acima do nível, em consequência do volume de água que o lago recebe dos rios Caí, Taquari, Gravataí, Sinos e Jacuí. Ontem à tarde, Guaíba chegou a 2,10 metros acima do nível.
Dezenas de moradias das ilhas do Delta do Jacuí e de municípios como Eldorado do Sul, Canoas e São Leopoldo estão alagadas. Os moradores das ilhas das Flores, da Pintada, do Pavão enfrentam dificuldades para ir ao trabalho, à escola e acompanham a elevação do Guaíba para não serem pegos de surpresa. A Defesa Civil atendeu ontem, somente nas ilhas, a 42 famílias. A previsão é de que o nível das águas aumente nos próximos dias, com a situação ficando ainda mais grave se voltar a chover.
Em Eldorado do Sul, o alagamento atingiu quatro bairros com a cheia do Jacuí, prejudicando dezenas de moradias. Em São Sebastião do Caí, com a trégua da chuva, alguns moradores ensaiam retorno para casa. O rio Caí chegou a subir 11 metros acima do nível.
(Por Carla Ruas, Correio do Povo, 15/09/2009)