Os postos de combustíveis do Rio Grande do Sul começaram, nesta segunda-feira (14/09), a substituição da nomenclatura de álcool para etanol nas bombas. O processo foi desencadeado, simbolicamente, nos postos Caminho Verde, em Porto Alegre, e Garagem Santiago, em Canoas.
Segundo o superintendente de abastecimento da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Edson Silva, a intenção é adequar os revendedores do país à denominação internacionalmente consagrada. Silva destacou ainda que a mudança visa diferenciar a imagem da questão da Lei Seca, uma vez que 'álcool é produto usado pela indústria de bebidas, de cosméticos e tintas', exemplificou.
Silva informou que os postos não estão obrigados a realizar a alteração, prevista na portaria 9 da ANP. Explicou que o produto vendido nos postos é o etanol hidratado. Já as distribuidoras vão adquirir o etanol anidro, que é a base para a adição à gasolina. Segundo o superintendente, apesar de o RS ter consumo menor de etanol do que no restante do país, no primeiro semestre, a comercialização teve alta de 46%.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis do Rio Grande do Sul (Sulpetro), Adão Oliveira, afirmou que uma campanha de conscientização deve ser realizada nos 2,8 mil postos de combustíveis do Estado. O gerente comercial da Ipiranga, Vagner Calvetti, informou que a distribuidora está organizando os novos procedimentos. 'Estamos em mudança no padrão de imagem da bandeira Texaco para Ipiranga, após aquisição de cerca de 2 mil postos da marca pelo Grupo Ultra.'
(Correio do Povo, 15/09/2009)