A cidade de Nova York começa a se preocupar com o aumento do nível do mar. Surgiu esta semana o primeiro estudo de obras para evitar que as águas invadam parte da cidade. As previsões de aumento das marés até 2100 vão de 50 cm a 2 metros, dependendo do instituto de pesquisa. Isso pode ser o suficiente para engolir algumas quadras, principalmente se a maré alta coincidir com a chegada de uma ressaca.
O nível do mar pode subir mais rápido em Nova York do que em outras grandes cidades litorâneas. Isso é uma conseqüência da interação entere a força gravitacional e as correntes oceânicas. É a conclusão de um estudo recente feito por um conjunto de universidades dos Estados Unidos e do Reino Unido.
Diante do risco de enchente, alguns pesquisadores e engenheiros começaram a debater como proteger a cidade. Eles estão pensando em estruturas para evitar que a água invada a parte baixa da cidade (que inclui seu coração financeiro), as redes elétricas e o metrô. Seriam barreiras semelhantes as que existem em Londres, Roterdã e São Petersburgo. O projeto inclui uma barreira móvel ao lado da ponte Verrazano Narrows, que liga Staten Island ao Brooklin.
Outra barreira também seria instalada no canal entre Staten Island e o continente. O plano foi apresentado esta semana na conferência H209 Water Fórum, em Nova York, que discutiu as vulnerabilidades da cidade às mudanças climáticas.
(Por Alexandre Mansur, Blog do Planeta, 11/09/2009)