A Alemanha quer construir um total de 40 parques eólicos no Mar Báltico e no Mar do Norte (“off shore”), 22 dos quais já têm licença de construção, revelou o ministro dos Transportes, Wolfgang Tiefensee, ao jornal “Hamburger Abendblatt”, nesta segunda-feira (14/09) nas bancas. “Estimamos que sejam criados 30 mil novos empregos no Norte da Alemanha” no âmbito da instalação de 2500 torres eólicas no mar, explicou Tiefensee.
As 2500 turbinas eólicas, que serão colocadas a mais de 12 milhas náuticas das costas, terão uma capacidade instalada de 12 mil megawatts, com capacidade para fornecer electricidade a 12 milhões de casas. “Desta forma, aproximamo-nos do objectivo de produzir até 25 mil megawatts off shore até 2030”, comentou o ministro.
A produção de electricidade a partir do vento no mar alto é uma tecnologia ainda muito jovem na Alemanha, país onde a construção do primeiro parque de alto mar começou em Julho passado. Apesar de o solo alemão se aproximar da saturação em matéria de implantação de parques eólicos, a sua instalação no mar vê-se dificultada por problemas técnicos, pela dificuldade de garantir a sua manutenção e pela necessidade de ser desenvolvida uma rede alemã de linhas de alta tensão.
(AFP / Ecosfera, 14/09/2009)